Pesquisa

faça aqui a sua pesquisa

Preço


A agência Abreu


A nossa história

  • 1840
  • 1950
  • 1960
  • 1970
  • 1980
  • 1990
  • 2000
  • 2010

1840


Rua do Loureiro - Porto

Fundada no Porto em 1840, pelo Sr. Bernardo de Abreu, ainda hoje pertence à mesma família e descendentes directos, da quinta geração. Iniciou as suas actividades no reinado de D. Maria II de Portugal, filha do imperador D. Pedro I do Brasil e que posteriormente veio a ser o rei D. Pedro IV de Portugal para garantir a sucessão no trono à sua filha. Em 1822, D. Pedro tinha declarado a independência do Brasil, para onde havia partido com toda a família real, após a invasão napoleónica.
Nessa época era grande a emigração do norte de Portugal, das províncias do Minho e de Trás-os-Montes, bem como da Galiza, no norte de Espanha, para a Venezuela e para o Brasil.

O Sr. Bernardo de Abreu, conceituado comerciante da cidade do Porto, que havia sido também imigrante no Brasil, abriu a Agência Abreu para tratar dos passaportes, dos vistos de emigração e da passagem de navio para a América do Sul, sobretudo para os que pretendiam emigrar para o Brasil.

Os primeiros escritórios situaram-se na Rua do Loureiro, na cidade do Porto, "Em frente da igreja do mosteiro de S. Bento" que deu mais tarde lugar à estação de caminho de ferro do mesmo nome. Tiveram a localização privilegiada para a venda da passagem de comboio para Lisboa e para o atendimento dos emigrantes que chegavam do interior à cidade do Porto. Assim nasceu a Agência Abreu intimamente ligada ao Brasil, sendo hoje a mais antiga Agência de Viagens do mundo, e também a maior rede de lojas de viagens em Portugal.
Antes de adoptar a designação oficial Viagens Abreu, S.A., a Agência Abreu teve várias designações como empresa em nome individual:

- Bernardo Luiz Vieira d'Abreu
- Daniel Luiz Vieira d'Abreu
- Daniel Luiz Vieira d'Abreu & C.ª
- Annibal Vieira d'Abreu
- Augusto Lopes Vieira d'Abreu
até constituir sociedade por quotas em 1962
- Viagens Abreu Ltda

e mais tarde, em 1991, Sociedade Anónima
- Viagens Abreu S.A.

No início, a atividade da empresa estava muito ligada às Companhias de Navegação e à Abonação de Passaportes, sendo para isso exigido ser um Agente Autorizado. Desta forma a designação Agência Abreu foi adotada desde muito cedo.


 

1950


Bilhete de Comboio

Após a segunda Guerra Mundial, o incremento da aviação comercial encurtou as distâncias entre os continentes. Iniciou então a Agência Abreu a sua expansão no âmbito do turismo internacional. Com frequência clientes do brasil solicitavam, por intermédio de agências de viagens brasileiras, que a Agência Abreu organizasse viagens pela Europa, na maior parte das vezes operadas em grandes automóveis americanos com guia motorista.

Por volta do final dos anos 50 iniciaram-se as primeiras viagens em grupo, as excursões em autocarro, circuitos esses que até hoje a Agência Abreu opera com enorme sucesso.

Deu-se também os primeiros passos na atividade de Carga, que viria a resultar na constituição da empresa Abreu Carga - hoje uma referência na atividade de Transitários.

Mais de 100 anos depois da sua fundação, em 1959, muda de escritórios para a Av. dos Aliados no Porto, a apenas cerca de 500 metros de distância, mas já no que é, ainda hoje, a principal praça da cidade do Porto.

 

1960


Balcão dos Aliados - Porto

Nesta altura foi nomeado o primeiro representante no Brasil e, mais adiante, em 1969, constituiu a sua própria empresa, com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Também já nos anos 60, em Portugal, abrira escritórios em Lisboa, Coimbra e Faro.

1970


Ônibus de Turismo

Nos anos 70 prosseguiu a expansão internacional com a abertura dos escritórios de Nova Iorque, Madrid, Londres, México, Caracas e Buenos Aires.

 

1980


Navio Funchal ao serviço de Viagens Abreu S.A.

Na década de 80 estendeu a sua rede de lojas a várias cidades do interior de Portugal e também ao Funchal, na ilha da Madeira.

Criou também o seu operador turístico - Club 1840 - que se tornou uma referência no panorama turístico internacional; e ainda outros departamentos especializados tais como o Departamento de Empresas, de Congressos, de Grupos e Incentivos, de Turismo Religioso, etc.
 

1990


Central de reservas de Linda-a-Velha

Nos anos 90 inaugurou novas instalações centrais em Linda-a-Velha (Oeiras) nos arredores de Lisboa, mantendo no entanto a sua Sede Social e um alargado conjunto de serviços no Porto.
Abriram-se mais lojas principalmente na área da Grande Lisboa, no Grande Porto e também em várias ilhas dos Açores.

Iniciou também atividade o Abreu Directo - um serviço telefónico especializado e de horário alargado, que viria mais tarde a incorporar o canal internet, com o lançamento do primeiro sitio web.



 

2000


A 1ª edição Mundo Abreu - Feira de Viagens

Nos anos 2000 continuou a sua expansão em Portugal, principalmente em centros comerciais, alcançando a empresa o expressivo número de 130 lojas próprias somente em Portugal.

Lançou também um novo conceito em Portugal - o Mundo Abreu - uma feira de viagens que incorpora uma forte componente de aproximação de fornecedores com os clientes finais, traduzido na presença ativa de um alargado número de parceiros privados (hoteleiros, companhias aéreas, companhias de cruzeiros, rent a car, etc.) e entidades oficiais (regiões de turismo, organismos de promoção turística, etc.) de todas as partes do mundo.

 

2010


Marca de Confiança dos Portugueses

Em 2010, no início de uma nova década, a empresa mantém a sua orientação histórica de crescimento gradual do seu volume de negócios e de enriquecimento da sua estrutura patrimonial, apoiada exclusivamente na sua própria capacidade financeira.
Essa política de crescimento sustentado tem, ao longo dos anos, sido acompanhada de permanentes preocupações de modernização da sua estrutura de funcionamento, assim como do enriquecimento profissional dos seus colaboradores.
Por isso foi a Agência Abreu já muitas vezes agraciada e distinguida, pela qualidade dos seus serviços, com inúmeros prémios conferidos nos diversos países onde se estabeleceu ou onde mantém relações comerciais e institucionais.

O sucesso da empresa é determinado pelo seu melhor ativo - os milhões de clientes que nos têm honrado com a sua preferência ao longo dos 170 anos da nossa existência.
Muito obrigado.